Terça-feira, 12 de Janeiro de 2010

Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa,

No seguimento da audiência que V. Exa. concedeu ao cidadão João Salgueiro, e verificada que está a sua disponibilidade para a audição de cidadãos em geral, venho requerer a V. Exa uma audiência para partilhar consigo, também eu (porque não?), alguns pensamentos que me assombram o espírito e desassossegam, na esperança de ficar mais aliviado.

Apesar de considerar que V. Exa. deixou de ser o meu Presidente, reconheço que, infelizmente, o continua a ser, relativamente aos Portugueses que ainda não o renegaram em absoluto e, oficialmente. Como tal, é na qualidade de cidadão da República Portuguesa que venho requerer a referida audiência. Não lhe tomarei demasiado tempo pois o que tenho a dizer a V. Exa. é pouco e simples. Quero apenas explanar a V. Exa. a razão (ões) porque penso que V. Exa. deve renunciar ao cargo que ocupa, de mais Alto Magistrado da Nação, garantindo assim, na minha opinião, o fim do pior mandato na Presidência da República durante a minha breve existência, e a possibilidade da República poder voltar a ter um Presidente capaz. Garanto, também, a minha disponibilidade para fazer estardalhaço e política rasteiro-miserável na Sala das Bicas, caso seja do agrado de V. Exa. ou uma espécie de pré-requisito para que a pretensão seja deferida, como parece que até aqui tem sido.

Desde já, agradeço a atenção e tempo tomado a V. Exa. e aproveito para lhe desejar um feliz e próspero Ano Novo.

Melhores cumprimentos,


Francisco Barrocas Lourido

Cidadão da República Portuguesa.

 



publicado por fblourido às 11:26 | link do post | comentar

4 comentários:
De Cais das Colinas a 13 de Janeiro de 2010 às 01:19
Companheiro,
Não gosto do Cavaco. Não gosto!
Acho que terá sido o pior Primeiro-Ministro eleito do pós 25 de Abril.
Ainda assim, como Presidente da República, está muito melhor do que o seu antecessor.
Recorde-se que Jorge Sampaio viu Durão Barroso demitir-se e aceitou um governo a prazo (Santana Lopes) só para fazer o jeitinho ao seu partido (Ferro Rodrigues arrastava-se conotado com o processo Casa Pia e Sócrates perfilava-se como futuro líder).
Depois de o PS resolver os seus problemas internos e de se apresentar com uma liderança forte e capaz de discutir eleições, o Senhor Presidente dissolveu um parlamento onde vigorava uma maioria absoluta tendo alegado na sua explicação ao País que o fazia "por certos e determinados acontecimentos que eram do conhecimento geral".
Pelo caminho ainda cozinharam uns relatórios com o Banco de Portugal para pintar um retrato negro da economia durante o governo PSD/PP; 15 dias depois das eleições darem a vitória ao PS o Banco de Portugal anunciava que as coisas já estavam muito melhor...
Não está em causa a (in)competência de Santana Lopes enquanto primeiro ministro.
Mas Jorge Sampaio instrumentalizou a Presidência da República como nunca com o objectivo de recolocar o seu partido no governo, atraiçoando um Primeiro Ministro, um Governo, e uma Assembleia da República legitimamente eleita por nós.
Foi uma vergonha que não se via desde os tempos do PREC.
Independentemente dos (inúmeros) defeitos de Cavaco Silva, ele nunca poderá ser o pior Presidente da tua "existência". Simplesmente porque é muito pouco provável que volte a surgir uma figura moralmente tão degradante como Jorge Sampaio (o episódio das escutas com Cavaco é uma brincadeira de crianças ao pé das jogadas de Jorge Sampaio).
Pode ser um exemplo de cidadania ao ser voluntário nas mesas de voto, pode ser um interlocutor importante no panorama internacional e até é um confesso Sportinguista (argumento a que sou sempre sensível).
Mas como Presidente foi um crápula sem escrúpulos. Cavaco não conseguirá ser pior que ele.
Para se atingir aquele nível de maquiavelismo é preciso uma argúcia que não está ao alcance de todos...


De fblourido a 19 de Janeiro de 2010 às 15:15
Perdoa a resposta tardia, Cais (isto ando complicado em termos de trabalho por aqui). Como o amigo deverá calcular, não posso concordar consigo. Pelo simples facto, que não podemos olvidar, de Jorge Sampaio ter feito o que fez porque não o podia fazer de outra forma. Ou por outra, a história pode ser vista deste prisma, se o fizesse caia-lhe o Carmo e a Trindade - e eu, já agora - em cima porque não dava uma oportunidade ao PSD de formar Governo. A alternativa eram eleições e, como disseste e bem, ter para Primeiro-Ministro um Ferro Rodrigues que se arrastava, e portanto também ele a prazo, ou um Santana. Sampaio optou por pedir a Santana que formasse Governo, não só porque era uma das possibilidades caso houvesse eleições, mas também porque reunia apoios da maioria Parlamentar, coisa que não é de somenos. Posto isto, eu que até não gostei de Cavaco como Primeiro-ministro, mas dispus-me, francamente, a aceitá-lo como Presidente da República, reafirmo que ele foi o pior da minha vida.


De Cais das Colinas a 19 de Janeiro de 2010 às 15:23
Pois eu só de pensar no cenário de candidatos para as próximas presidenciais fico com ainda mais vontade de ser Espanhol.
Têm uma Família Real com pinta, um IVA que é um luxo, um IA que é uma maravilha, umas Regiões Autónomas a sério, uma mão cheia de restaurantes com 3 estrelas Michelin e por aí fora.
Alternavamos umas garrafinhas de Alentejo e Douro com umas de Rioja e de Manchego e éramos felizes.
Acho que a Mó alinha...


De fblourido a 19 de Janeiro de 2010 às 15:41
Têm, com certeza, muitas vantagens sobre nós, mas não lhes invejo, por exemplo, a taxa de desemprego. Não vou tão longe, mas assumo algum desconforto e receio com o que se antevê, é certo.


Comentar post

mais sobre mim
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Boas Festas

Claque partidária.

Redenção

"O Dantas em génio nem ch...

"Think of RepRap as a Chi...

Zeitgeist

Isto é claramente, e cada...

Ups...

Boas festas

1', 2'...12'20'' de Músic...

arquivos

Dezembro 2011

Outubro 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

todas as tags

||
drupal stats
blogs SAPO
subscrever feeds