Quinta-feira, 13 de Outubro de 2011

Foto gentilmente gamada daqui.

 

 

É sabido que o fenómeno político está intimamente relacionado com o do futebol. Até aqui tudo bem (ou não!). Aquilo que ainda não se sabia é que esse fenómeno está de tal forma enraizado que as juventudes partidárias se comportam como claques de futebol.

 

Foi exactamente o que aconteceu na passada noite da vitória do PSD-Madeira e empate para a Democracia. Um grupo de pessoas associada à juventude partidária do PSD-Madeira arremessou três very light's à porta do DN Madeira - provocando o pânico dos que se encontravam lá dentro, ao accionarem o sistema de alarme de incêndio - como se de uma claque de futebol se tratasse. Concedamos até (o que já seria demais) que seria aceitável este comportamento; consideremos agora que, segundo o DN Madeira, nesse grupo seguia também o recém-eleito deputado regional e líder da claque, José Pedro Pereira - neste momento, mais conhecido por "mijinhas" por, alegadamente, ter dessa forma protestado contra um agente da autoridade, urinando-lhe o carro-patrulha, enquanto lhe perguntava se ele sabia quem era - , entoando cânticos claramente futebolísticos como "Nós só queremos ver/o Diário a arder" e "Filhos da puta olé".

Ora bem, parece-me claro que, numa democracia digna desse nome, este acontecimento seria, pelo menos, levemente referido nos blocos noticiosos nacionais. Se se tratasse de uma claque de futebol por certo teria acontecido. Pois tal não aconteceu.

Daqui tiramos duas ilações. A primeira é que, se alguém as tinha, já não restam dúvidas relativas ao facto dos média independentes da Madeira estarem acossados por pulhas - de quinta categoria mas com poder para praticar o mal física e psicologicamente - e cederem (felizmente menos do que seria espectável) ao medo do que lhes possa acontecer a si ou à sua família. Convém não esquecer que falamos, basicamente, de uma pequena ilha. A segunda deriva da primeira. Quando à imprensa é imposto este tipo de pressão já não podemos falar de Estado de Direito. A Constituição da República Portuguesa está a ser, claramente, violentada naquele arquipélago, nos seus artigos 37º e 38º, e parece tudo normal: é como se nada fosse.

Exmo. Senhor Procurador Geral da República sou leigo na matéria mas penso já haver matéria de facto para agir. Abram-se inquéritos, façam-se investigações: se não resultarem já serviram para resfriar os ânimos de alguns energúmenos reincidentes. Isto sou eu a dizer.

 

O meu muito obrigado às vozes que não se calam:

DNMadeira

DN

Adenda:

DN II



 



publicado por fblourido às 14:26 | link do post | comentar

1 comentário:
De Cais das Colinas a 24 de Outubro de 2011 às 12:09
Selvajarias à parte, confesso que até gostei do resultado das eleições no buraco da Madeira.
Estava com algum receio que o bastardo (para não lhe chamar filho da puta) perdesse a maioria absoluta e tivesse que governar em coligação.
Já que foi ele quem beneficiou em termos de imagem local dos desvarios do seu desgoverno, ao menos que seja ele a arcar com parte do ónus do que aí vem.
Pior mesmo seria se a austeridade que se segue pudesse ser atribuída pelo próprio bastardo ao facto de não ter maioria.
Imagina o que era ficar para a história do imaginário daquela gente que enquanto o bastardo teve maioria absoluta tudo correu lindamente na vida daquelas pessoas e que depois foi o desastre.
Ao menos assim é ainda em pleno consulado bastardo que os Madeirenses vão começar a aprender o que é viver em Portugal...


Comentar post

mais sobre mim
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

Boas Festas

Claque partidária.

Redenção

"O Dantas em génio nem ch...

"Think of RepRap as a Chi...

Zeitgeist

Isto é claramente, e cada...

Ups...

Boas festas

1', 2'...12'20'' de Músic...

arquivos

Dezembro 2011

Outubro 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds